Na noite de 25 de Junho voltei a realizar uma sessão de armadilhagem para borboletas nocturnas na serra calcária perto da minha casa, no concelho do Bombarral. A armadilha é montada num vale encaixado, onde as vertentes estão cobertas de carrasco, pilriteiros, carvalhos-cerquinhos e aroeiras. Fica aqui a lista de espécies, algumas fotos e, no final, algumas que ainda não consegui identificar. Caso encontre algum erro de identificação ou tenha sugestões de identificação, não hesite em contactar.
Algumas por identificar:A. B. C. D. G. H. Se gostou do artigo e quiser seguir a minha página poderá:
1 Comment
Na noite de 21 de Junho voltei a realizar uma sessão de armadilhagem numa serra calcária perto de minha casa, no concelho de Bombarral. As capturas foram feitas com uma armadilha portátil com tubo actínico 8w. Esta foi a lista de espécies, a vermelho estão as que ainda preciso confirmar:
Espécies em dúvida: (Já com confirmação em algumas - actualização) Estas ainda não consegui identificar, se souber, não hesite em contactar-me:
Acho que a resposta correcta é: depende da praia! Ir para a praia nunca foi das minhas actividades favoritas, mas quando se tem crianças torna-se difícil ignorar a época balnear. Para aproveitar o fim-de-semana prolongado rumei com a família ao sul, em particular para a praia da Albufeira no Algarve. E entre banhos, pázinhas e baldes, consegui ir observando a fauna local. Devo no entanto ressalvar que é necessário algum cuidado na observação de aves na praia...pelas razões óbvias poderemos ser mal interpretados e levar com um cabo do chapéu de sol no lombo. Foi muito interessante observar diariamente gaivotas de Audouin voar sobre a praia. As asas esguias com sólidas marcas pretas são muito distintivas mesmo a alguma distância. Ao longo do dia, mas mais intensamente ao final da tarde a praia enche-se com os "gritos" dos andorinhões-reais, que nidificam nas falésias a 40m da minha toalha. São aves incríveis! Calculei que devem haver uns 20 a 30 casais a nidificar na praia dos pescadores. No alto das falésias, numa fenda horizontal, estavam quatro crias de peneireiro. Da praia era possível observá-las a aventurarem-se fora do ninho e algumas já a fazerem voos experimentais. Ora aqui está um tema interessante de verão, estudar a intensidade e extensão da muda em gaivotas-de-patas-amarelas. Ao final da tarde vão pousando na areia à procura de restos de sandes e bolas de Berlim deixados para trás pelos milhares de veraneantes. Outras espécies observadas para a lista de tolha de praia foram: garajau (Sterna sandvicensis), andorinha-daurica (Cecropis daurica), andorinhão-preto (Apus apus) e garça-boieira (Bubulcus ibis). Para não perder nenhum artigo do blog, o mais fácil é SUBSCREVER por e-mail:Na noite de 13 de Junho fiz uma sessão de borboletas nocturnas numa área de calcários na zona do Bombarral. Deixo-vos algumas imagens das espécies capturadas. Após a identificação e fotografia dos exemplares, todos foram devolvidos à Natureza.
No feriado do 10 de Junho consegui tirar umas horas de afazeres familiares e ir até à Lagoa de Óbidos procurar e fotografar libélulas. Uma zona muito interessante é a poça do Vau com caniçais, juncais e prados alagados temporários, é o habitat ideal para encontrar uma boa diversidade de espécies. Os juncais estavam a fervilhar com centenas de Ishcnura pumilio e Lestes dryas. Menos numerosas, mas frequentes, eram as Sympetrum striolatum e Sympetrum meridionale. Ficam aqui algumas fotos dessa manhã: |
Procurar por mês:
November 2020
Procurar por categorias:
All
©Helder Cardoso. Todos os direitos reservados.
|